Rimac oficializa esportivo Nevera


Rimac Nevera, official images

A croata Rimac enfim detalhou o Nevera, modelo derivado do Concept C_Two, apresentado no Salão de Genebra de 2018 (leia aqui), e que será comercializado em breve. A marca destaca principalmente seu sistema de propulsão, com mais de 1.900 cv, prometendo fazer “frente” ao Chiron, de sua “nova” aliada Bugatti (leia aqui). O hipercarro já entrou em produção, com previsão de ganhar apenas 150 unidades. Cada exemplar sai por cerca de € 2 milhões.

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O Nevera de produção é bem parecido com o C_Two na carroceria, com o interior recebendo elementos diferenciados, como volante, pedaleira e mostradores do quadro de instrumentos digital. A base é similar à apresentada no protótipo, assim como a motorização. Segundo a Rimac, ele é equipado com quatro motores síncronos, situados no eixo longitudinal, e não em cada roda. Os dianteiros rendem 299 cv cada, enquanto os traseiros entregam 653 individualmente. Ao todo, o hipercarro dispõe de 1.914 cv.

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Com o uso de quatro caixas de câmbio de uma marcha só, duas individuais na frente e duas em uma mesma carcaça atrás, o Nevera vai de zero a 100 km/h em 1,9 segundo (!). Como prometia o conceito, ele só para nos 421 km/h. Para freá-lo, são usados quatro discos de cerâmica com 390 milímetros de diâmetro nas quatro rodas.

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A bateria tem capacidade para armazenar até 120 kWh, sendo composta por 6.960 células de lítio, níquel e magnésio, com refrigeração a líquido. Situada no assoalho e com formato de “T”, ela ajuda na distribuição de peso, com 52% repousados sobre o eixo traseiro. Elas também têm função estrutural e são responsáveis por 37% da rigidez total da arquitetura. De quebra, garantem cerca de 550 km de autonomia por recarga, no ciclo europeu WLTP.

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Outros destaques do Nevera são o monocoque em fibra de carbono com 200 kg de peso, o controle eletrônico dos motores com vetorizador e a suspensão em paralelogramo deformável com amortecedores de rigidez variável e regulagem de altura em relação ao solo. O esportivo possui ainda direção elétrica sem conexão mecânica entre volante e rodas, aros de 20 polegadas (275/35 na frente e 315/35 atrás), pneus Michelin Pilot Sport 4S e carroceria com aerodinâmica ativa. Neste caso, é possível ajustar o modo de operação, aumentando ou reduzindo a resistência ao ar.

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